MODELOS DE CENTRAIS DE PABX
O PABX de forma geral
O PABX trata-se de uma central privada, rede interna de telefones, que se interliga como um grupo, não individualmente, a troncos de telefone.
Trocando em miúdos, é um dispositivo que funciona como uma central telefônica que permite a comunicação interna (entre ramais) e também torna a comunicação externa (comunicação por linhas telefônicas fixas) mais eficiente e fácil.
A sigla PABX corresponde às palavras Private Automatic Branch Exchange cuja tradução livre para o português é “Troca Automática de Ramais Privados”. Apesar de o conceito do PABX ser simples, há diferenças na maneira como funcionam os diferentes tipos, como veremos a seguir.
O PABX analógico
O PABX analógico é a versão mais tradicional desse sistema, ele opera por meio de empresas de telefonia fixa e não possui recursos avançados. No entanto, isso não desqualifica a tecnologia que, nesta versão, permite:
- chamada em espera;
- inclusão de senhas para os ramais;
- bloqueio de ligações a cobrar;
- realizar ligações entre ramais;
- receber chamadas externas;
- identificador de chamadas.
Em empresas que não prestam serviços muito elaborados essa tecnologia pode suprir as necessidades em comunicação interna e externa. Entretanto, é preciso ficar atento na hora de fazer essa escolha, pois a manutenção do PABX analógico pode sair um pouco mais cara.
O PABX digital
Diferente do anterior, o PABX digital funciona com linhas digitais que não são fornecidas por qualquer operadora de telefonia, apenas as maiores. É uma evolução do PABX analógico e, portanto, tem, além dos recursos e funcionalidades do analógico, alguns outros mais avançados e de melhor qualidade como:
- a eliminação de ruídos;
- o controle do volume da escuta;
- discagens diretas para ramais (DDR);
- interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de entroncamento digital;
- conexão a linhas fixas.
Vale ressalvar que a manutenção exige mão de obra qualificada, o que acaba por encarecer um pouco o serviço.
O PABX Híbrido
O PABX híbrido foi criado quando a VoIP se tornou uma ferramenta de negócios popular. Neste modelo de PABX, a tecnologia VoIP (Voz Sobre Protocolo de Internet) e as melhores funções do analógico e do digital são integrados.