Revendedor Autorizado

Intelbras

MODELOS DE CENTRAIS DE PABX

Home / Home / MODELOS DE CENTRAIS DE PABX

O PABX de forma geral

O PABX trata-se de uma central privada, rede interna de telefones, que se interliga como um grupo, não individualmente, a troncos de telefone.

Trocando em miúdos, é um dispositivo que funciona como uma central telefônica que permite a comunicação interna (entre ramais) e também torna a comunicação externa (comunicação por linhas telefônicas fixas) mais eficiente e fácil.

A sigla PABX corresponde às palavras Private Automatic Branch Exchange cuja tradução livre para o português é “Troca Automática de Ramais Privados”. Apesar de o conceito do PABX ser simples, há diferenças na maneira como funcionam os diferentes tipos, como veremos a seguir.

O PABX analógico

O PABX analógico é a versão mais tradicional desse sistema, ele opera por meio de empresas de telefonia fixa e não possui recursos avançados. No entanto, isso não desqualifica a tecnologia que, nesta versão, permite:

  • chamada em espera;
  • inclusão de senhas para os ramais;
  • bloqueio de ligações a cobrar;
  • realizar ligações entre ramais;
  • receber chamadas externas;
  • identificador de chamadas.

Em empresas que não prestam serviços muito elaborados essa tecnologia pode suprir as necessidades em comunicação interna e externa. Entretanto, é preciso ficar atento na hora de fazer essa escolha, pois a manutenção do PABX analógico pode sair um pouco mais cara.

O PABX digital

Diferente do anterior, o PABX digital funciona com linhas digitais que não são fornecidas por qualquer operadora de telefonia, apenas as maiores. É uma evolução do PABX analógico e, portanto, tem, além dos recursos e funcionalidades do analógico, alguns outros mais avançados e de melhor qualidade como:

  • a eliminação de ruídos;
  • o controle do volume da escuta;
  • discagens diretas para ramais (DDR);
  • interconexão entre centrais telefônicas por intermédio de entroncamento digital;
  • conexão a linhas fixas.

Vale ressalvar que a manutenção exige mão de obra qualificada, o que acaba por encarecer um pouco o serviço.

O PABX Híbrido

O PABX híbrido foi criado quando a VoIP se tornou uma ferramenta de negócios popular. Neste modelo de PABX, a tecnologia VoIP (Voz Sobre Protocolo de Internet) e as melhores funções do analógico e do digital são integrados.

 

Solicitar Orçamento